1.
Enumere e explique cada etapa do processo de leitura, à luz das referências da
Psicolinguística e da Linguística Aplicada. (10 pontos)
1-
A decodificação
Nessa
primeira etapa ocorre a percepção do código escrito e sua ligação com o
significado pretendido no texto. Forma-se uma imagem mental (significado) do
que se está lendo.
2-
A compreensão
Compreender
está voltado a captar o tema, a poder resumi-lo. É ser capaz de identificar os pontos
importantes e o assunto chave que o autor expressa.
3-
A interpretação
Nessa
etapa o leitor utiliza a capacidade crítica e o conhecimento anterior para
analisar e julgar o texto.
4- A retenção
Esta
última etapa é a responsável por armazenar na memória do leitor as informações
percebidas na compreensão e/ou interpretação.
2.
Cientes de que a leitura não se limita ao conhecimento sobre o sistema
linguístico, mas envolve outros tipos de conhecimento, diferencie os
conhecimentos prévio, linguístico e textual. (10 pontos)
O
conhecimento prévio é o acúmulo de informações passadas que auxilia o leitor na
compreensão do texto; O conhecimento linguístico é o domínio sobre a língua que
o leitor usa, agregando o campo lexical, morfológico, sintático, pragmático e o
semântico e também das regras de uso da língua; Por fim, o conhecimento textual
é um componente do conhecimento prévio. Esse conhecimento é o que faz com que o
leitor consiga distinguir o gênero textual, identificar o título do texto, se
está coeso, se está completo ou incompleto, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário