Páginas

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Leitura, Teorias e Prática - Ativ. de Aprend. 2



1. Enumere e explique cada etapa do processo de leitura, à luz das referências da Psicolinguística e da Linguística Aplicada. (10 pontos) 
1- A decodificação
Nessa primeira etapa ocorre a percepção do código escrito e sua ligação com o significado pretendido no texto. Forma-se uma imagem mental (significado) do que se está lendo.
2- A compreensão
Compreender está voltado a captar o tema, a poder resumi-lo.  É ser capaz de identificar os pontos importantes e o assunto chave que o autor expressa.
3- A interpretação
Nessa etapa o leitor utiliza a capacidade crítica e o conhecimento anterior para analisar e julgar o texto.
4- A retenção
Esta última etapa é a responsável por armazenar na memória do leitor as informações percebidas na compreensão e/ou interpretação.
2. Cientes de que a leitura não se limita ao conhecimento sobre o sistema linguístico, mas envolve outros tipos de conhecimento, diferencie os conhecimentos prévio, linguístico e textual. (10 pontos) 
O conhecimento prévio é o acúmulo de informações passadas que auxilia o leitor na compreensão do texto; O conhecimento linguístico é o domínio sobre a língua que o leitor usa, agregando o campo lexical, morfológico, sintático, pragmático e o semântico e também das regras de uso da língua; Por fim, o conhecimento textual é um componente do conhecimento prévio. Esse conhecimento é o que faz com que o leitor consiga distinguir o gênero textual, identificar o título do texto, se está coeso, se está completo ou incompleto, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário