Páginas

terça-feira, 12 de julho de 2016

Literatura e Cultura Indigena Afro-Brasileira - Ativ. de Aprend IV

1. A representação do indígena na literatura brasileira se fez presente desde as primeiras escritas acerca da nova colônia portuguesa.  Leia, na íntegra, a “Carta de Pero Vaz de Caminha” e o poema “Canção do Tamoio”, de Gonçalves Dias, para em seguida discorrer acerca de como o índio foi descrito nas duas obras. Exemplifique com trechos destas. (20 pontos) 

Na carta de Pero Vaz, a preocupação maior foi descrever a figura do índio de forma literal. Percebemos sua maneira enfática de discorrer sobre a nudez, costume, língua e os ornamentos daquele povo estranho. Como vemos no trecho a seguir da carta:

 [...] A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixa de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência. Ambos traziam o beiço de baixo furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e da grossura de um fuso de algodão, agudo na ponta como um furador. Metem-nos pela parte de dentro do beiço; e a parte que lhes fica entre o beiço e os dentes é feita a modo de roque de xadrez. E trazem-no ali encaixado de sorte que não os magoa, nem lhes põe estorvo no falar, nem no comer e beber. [...]

Exibindo o outro lado, na poesia “Canção do Tamoio”, Gonçalves Dias exibe a visão do índio sobre a realidade que estava vivendo, e até podemos observar aconselhamentos e reflexões sobre o quadro do índio:

[...]
Não chores, meu filho; Não chores, que a vida É luta renhida: Viver é lutar. A vida é combate, Que os fracos abate, Que os fortes, os bravos Só pode exaltar.
[...]


DIAS, Gonçalves. Canção do tamoio

Nenhum comentário:

Postar um comentário