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terça-feira, 5 de julho de 2016

Formação Histórica da Língua Portuguesa - Ativ. IV

1. A língua é indiscutivelmente uma instituição social e que, por isso mesmo, jamais teríamos uma compreensão integral dos fenômenos a ela relacionados sem levar em conta os fatores responsáveis pela evolução/variação de natureza regional e social à qual a língua está sujeita. De acordo a sociolinguísta Bortoni-Ricardo (2005), para discutirmos a língua portuguesa contemporaneamente, deve-se considerar alguns aspectos relacionados a ela. Quais são esses aspectos? (9,0 pontos)

A dualidade linguística – modalidade urbana versus modalidade rural, os fluxos migratórios do século XX e os estágios de desenvolvimento dentro de um mesmo território e a tendência emancipacionista da literatura brasileira moderna.

2. A língua portuguesa que falamos hoje nas mais diversas situações comunicativas, das mais informais àquelas extremamente formais, como vimos, ao longo dos seus quinhentos anos de formação, recebeu várias influências. Considerando que uma língua sofre influência de outra, por meio de contato, cite alguns povos dos quais a língua brasileira sofreu e ainda sofre influências. (8,0 pontos)

De princípio, maior parte da influência veio dos portugueses, dos africanos e dos índios. Também houve, e ainda há, de outros povos que passaram e passam pelo território brasileiro ou que aqui habitaram ou habitam.

3. No processo de colonização do Brasil, a língua dos portugueses conservou-se nos centros de colonização do litoral. Já os falares rurais, de acordo com as pesquisas revelam que há um maior distanciamento entre estes falares e os falares lusitanos. Esse distanciamento perdurou até o século XX. No entanto, nesse mesmo século a margem de distanciamento desses falares, especificamente, urbanos e, especificamente, rurais diminuiu, ou seja, o quadro linguístico da língua portuguesa brasileira foi alterado consideravelmente. Isso se deveu a quê? (8,0 pontos)


Acredita-se que foi pela influência do adstrato indígena e do pidgin falado pelos negros entre si e nos contatos com os brancos e mestiços.

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