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quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Leitura, Teorias e Prática - Ativ. Comp. 1



1. Diante da exposição e reflexão sobre as concepções de leitura praticadas no ensino de português, propostas por Ezequiel Theodoro da Silva (1999), no artigo “Concepções de leitura e suas consequências no ensino”, explique sobre as concepções redutoras e aponte algumas de suas consequências para o leitor. Quais práticas seriam viáveis para solucionar esse déficit? (10 pontos) 
Ezequiel Theodoro da Silva (1999) defendeu que o ensino sobre a leitura estava (ou está) muito limitado. As concepções que apoiam a caracterização do leitor como simples absorvedor de ideias empobrecem seu real caráter. No processo da leitura o esquema é de cooperação entre autor e leitor, diferentemente do que se vê ao se deparar com as concepções de leitura que dizem que o ler é puramente decodificação.
A principal tática para um melhor aproveitamento do processo do ensino da leitura é enfatizar o caráter crítico dos estudantes. Todos podem exercer o papel de produtor de ideias. 

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