1.
Diante da exposição e reflexão sobre as concepções de leitura praticadas no
ensino de português, propostas por Ezequiel Theodoro da Silva (1999), no artigo
“Concepções de leitura e suas consequências no ensino”, explique sobre as concepções
redutoras e aponte algumas de suas consequências para o leitor. Quais práticas
seriam viáveis para solucionar esse déficit? (10 pontos)
Ezequiel
Theodoro da Silva (1999) defendeu que o ensino sobre a leitura estava (ou está)
muito limitado. As concepções que apoiam a caracterização do leitor como
simples absorvedor de ideias empobrecem seu real caráter. No processo da
leitura o esquema é de cooperação entre autor e leitor, diferentemente do que
se vê ao se deparar com as concepções de leitura que dizem que o ler é
puramente decodificação.
A
principal tática para um melhor aproveitamento do processo do ensino da leitura
é enfatizar o caráter crítico dos estudantes. Todos podem exercer o papel de
produtor de ideias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário