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quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

TEORIA DAS COMUNICAÇÕES E NOVAS TECNOLOGIAS - ATIV. DE APREND. 2

LICENCIATURA PLENA EM LETRAS – PORTUGUÊS
BLOG SOPA DE LETRAS PORTUGUÊS
UAB - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
UESPI - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
NEAD - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
1. Utilizamos da nossa língua, linguagem ou fala para passarmos informações, por isso é importante defini-los. Para que possamos entender como cada um funciona e contribui para a nossa comunicação diária, conceitue: (6,0 pontos)
a) Linguagem
É a capacidade humana de comunicar-se por meio da utilização de signos sistemáticos, podendo esta linguagem ser verbal ou não verbal.
b) Língua 
É uma manifestação da linguagem, em forma de sons ou gestos em busca da comunicação que só será possível quando o emissor transmite a mensagem em uma língua que o receptor compreenda.
c) Fala 
É a forma oral de comunicação usada pelas pessoas. Ela costumeiramente é afetada pelos vícios de linguagem de pessoas de diferentes meios. Exemplo: A forma de falar de pessoas do Rio de Janeiro e de pessoas da Bahia são notáveis, embora usem a mesma língua.

2. As funções da linguagem relacionam-se a contextos distintos e representam o propósito do texto, isto é, sua funcionalidade. Conforme defende o linguista russo Roman Jackobson, a efetividade da comunicação humana no cumprimento de uma determinada função ocorre através da linguagem, que se concretiza em um sistema operacional composto por seis funções. Cite-as descrevendo cada uma delas. (6,0 pontos)
Função emotiva – Nesta o emissor expressa claramente seu estado de emoção no texto. O receptor percebe se o texto passa raiva, paixão, tristeza ou qualquer tipo de sentimento voltado à emoção.
Função referencial – de caráter descritivo, o emissor foca um objeto ou situação que a mensagem se trata, transmitindo informações objetivas.
Função conotativa – Busca persuadir o receptor. A mensagem envolve o receptor para convencê-lo a adotar algum comportamento.
Função fática – Esta função é utilizada para testar e fortalecer a eficácia do canal utilizado e prolongar a mensagem.
Função Poética – Valoriza a mensagem preocupando-se em embelezá-la. Para tal, usa de artifícios artísticos, metáforas, hipérboles, ironia, etc. Predomina a literatura, sobretudo na poesia.
Função metalinguística – Quando a linguagem está voltada a si própria. “Está presente nos dicionários cujos verbetem explicam a própria palavra.
3. Para responder aos questionamentos a seguir, como ponto de partida, selecionamos a obra Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, em seguida apresentamos três versões dessa obra: a primeira é uma recriação vanguardista de Marcel Duchamp, a segunda é um anúncio da Bombril divulgado no Brasil e a terceira é uma releitura criada pelo artista colombiano Fernando Botero. (8,0 pontos)
a ) O anúncio publicitário mantém com a obra de Leonardo da Vinci uma relação intertextual ou interdiscursiva? Justifique sua resposta.
Os dois, há intertextualidade e interdiscursividade quando um texto ou figura cita outro(a) em sua composição. No caso, a Mona Lisa foi citada para trazer ao receptor lembrança da obra de da Vinci, gerando assim um diálogo.
b) A pintura de Duchamp seria considerada também uma paródia? Comente sua resposta.
Sim, na pintura de Duchamp Mona Lisa é representada com barba e bigode. Tal como uma paródia, a obra original é identificada, porém como uma nova obra com tom humorístico.
c) Quais as diferenças encontradas entre o quadro de Duchamp e de Leonardo da Vinci?
Na obra de Da Vinci ele preocupou-se em realçar a beleza da feminilidade. Na de Duchamp o que foi realçado foi a ironia, já que se trata de um homem, ou pelo menos, ao que se observa, uma mulher de barba e bigode.
d) Na sua opinião, o que Duchamp pretendia ao criar essa versão de Mona Lisa

Na de Duchamp ele abusou de sarcasmo, pois a Mona Lisa é símbolo de beleza feminina. Mas a paródia retrata um homem tentando desmanchar a significação inicial da obra.

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