Páginas

sábado, 21 de janeiro de 2017

CRÍTICA LITERÁRIA - ATIV. DE APREND. 1

LICENCIATURA PLENA EM LETRAS - PORTUGUÊS
BLOG SOPA DE LETRAS PORTUGUÊS
UAB - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
UESPI - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
NEAD - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
1. No século XIX, a crítica literária passa a ser demarcada por novas correntes de pensamento, decisivas para delinear a crítica moderna, dentre elas, destacam-se o romantismo e o aparecimento de universidades e jornais com seções literárias. Produza um texto dissertativo-argumentativo, comentando-as e demonstrando sua compreensão sobre o que elas representaram ao pensamento crítico moderno. (20 pontos)
O Romantismo no século XIX trouxe uma concepção de literatura onde ao crítico cabe a importante tarefa de “finalizar” a obra. A incompletude dos poemas era e é visto pelos críticos, onde estes analisam as obras podendo vir a sentirem a necessidade de aprovar e desaprovar decisões do autor. Para o Romantismo, esse é o determinante que julga uma obra como boa ou não. 
A partir de um debate do século XVIII entre filósofos e clérigos foram introduzidas disciplinas de filosofia, literatura e história nas universidades. Esta decisão foi uma ampliação da visão de um grande número de pessoas para a crítica, pois antes o papel das universidades era sobretudo repetir e explicar os textos sagrados.
O jornalismo foi emergindo como forma de propagar debates ainda enquanto o Brasil era colônia. Mesmo sendo atingido por uma rígida censura, foi desenvolvendo papel político fundamental para a Revolução. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário