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terça-feira, 30 de janeiro de 2018

LITER. AFRIC. DE LÍNGUA PORT. - ATIV. DE APREND. 1

UAB – UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
UESPI – UNIVEVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
NEAD – NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
LICENCIATURA PLENA EM LETRAS PORTUGUÊS
 BLOG SOPA DE LETRAS PORTUGUÊS


1. Estabeleça diferenças entre literatura colonial e literaturas africanas. 
A principal distinção é encontrada no momento em que se analisa quem o texto exalta. A literatura colonial indica o homem branco aparecendo como personagem glorioso e preocupa-se em desvalorizar o negro. Por outro lado, de total contrariedade, a literatura africana expressa o homem branco como vilão e o negro tem o papel de herói redentor.

2. Leia os poemas contidos na Unidade 2 do livro. Atente para o intitulado “Rapariga”, de Paula Tavares. Releia-o atentamente, explique como você entendeu sobre a condição feminina tematizada no poema. Não deixe de pesquisar o que vem a ser “tábua Eylekessa”, “Tembo”, “Filha de Huco”, para entender melhor o poema. (10 pontos)
Paula Tavares procurou preencher o Poema “Rapariga” com situações em que as mulheres angolanas submetiam-se. Alguns rituais tradicionais eram feitos ao tomar uma mulher como noiva. A primeira estrofe fala de um boi que será dado em troca do eu-poético e colocar sobre as costas a tábua Eylekessa significava que os pais estavam de acordo com a troca. Mais uma ilustração de tradição angolana era usar pulseiras nas pernas. O que simbolizavam os bois que tinham em sua posse.
  

REFERÊNCIAS
http://escrita-das-mulheres.blogspot.com.br/2007/01/escrita-das-mulheres_116818062945161222.html


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