Páginas

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Gramaticalmente: Deus ou deus?


Este é um dos assuntos delicados de se dissertar por expor opiniões distintas. Portanto o abordado nesta postagem é de interesse educacional e instrutivo para a correta utilização da gramática portuguesa.
Basicamente apenas responderemos a pergunta: quando uma palavra é obrigatoriamente iniciada com letra maiúscula?
1 - No começo da primeira palavra de uma frase 
Ex: Deus como o nosso não há.
Qualquer palavra, seja qual for que seja comece uma frase sempre inicia-se com letra maiúscula.
2 - Comece títulos pessoais com letra maiúscula, quando eles são usados especificamente como títulos
Ex: O nome dele é Deus Jeová.
Quando uma palavra intitula uma pessoa. Sendo assim a palavra pode ser escrita em minúsculo quando o autor da frase não considerar que está falando de uma pessoa ou ser pessoal.
3 - Abreviações
Ex: CPAD - Casa Publicadora das Assembleias de Deus
Neste caso é obrigatório, o significado das abreviações sempre são postos em maiúsculas.
4 -  Citações de publicações obedecem a forma original em que foi escrito
Ex: Diz a bíblia: “Não terás outros deuses diante de mim” e “Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão”.
Ao citar uma obra, um trecho de site, um livro de história ou qualquer texto publicado, a frase deve ser escrita tal qual como na publicação não importa se foi com maiúsculas ou minúsculas.
5 – Marcas, nomes de bandas, sites e patentes
Ex: Blog Deus Vivo
Se uma marca, um site ou uma patente tem o nome Deus, independentemente de opiniões contrarias essa palavra passou a ser própria, como veremos a seguir.
6 - Substantivos próprios
Ex: Eu ouvi falar de Deus quando tinha cinco anos.
Este é o mais discutido caso. Alguns compreendem a palavra Deus como nome próprio enquanto outras pessoas não veem essa compreensão verdadeira. Neste ponto há um impasse de certezas.
Portanto para os que qualificam Deus como substantivo próprio é mais que correto escrever com inicial maiúscula (ex: É verdade, Deus curou a filha de Maria). E, também é correto escrever com inicial minúscula quando uma pessoa não estiver se referindo a um substantivo próprio (ex: O deus de Maria curou a filha dela) pois palavra deus não é exclusividade de uma classe gramatical. Ela pode ser usada para expressar um ser próprio ou apenas uma coisa. Cabe ao utilizador a opção. 

Para mais detalhes clique aqui

LITER. AFRIC. DE LÍNGUA PORT. - ATIV. DE APREND. 1

UAB – UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
UESPI – UNIVEVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
NEAD – NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
LICENCIATURA PLENA EM LETRAS PORTUGUÊS
 BLOG SOPA DE LETRAS PORTUGUÊS


1. Estabeleça diferenças entre literatura colonial e literaturas africanas. 
A principal distinção é encontrada no momento em que se analisa quem o texto exalta. A literatura colonial indica o homem branco aparecendo como personagem glorioso e preocupa-se em desvalorizar o negro. Por outro lado, de total contrariedade, a literatura africana expressa o homem branco como vilão e o negro tem o papel de herói redentor.

2. Leia os poemas contidos na Unidade 2 do livro. Atente para o intitulado “Rapariga”, de Paula Tavares. Releia-o atentamente, explique como você entendeu sobre a condição feminina tematizada no poema. Não deixe de pesquisar o que vem a ser “tábua Eylekessa”, “Tembo”, “Filha de Huco”, para entender melhor o poema. (10 pontos)
Paula Tavares procurou preencher o Poema “Rapariga” com situações em que as mulheres angolanas submetiam-se. Alguns rituais tradicionais eram feitos ao tomar uma mulher como noiva. A primeira estrofe fala de um boi que será dado em troca do eu-poético e colocar sobre as costas a tábua Eylekessa significava que os pais estavam de acordo com a troca. Mais uma ilustração de tradição angolana era usar pulseiras nas pernas. O que simbolizavam os bois que tinham em sua posse.
  

REFERÊNCIAS
http://escrita-das-mulheres.blogspot.com.br/2007/01/escrita-das-mulheres_116818062945161222.html