1. Enumere e explique cada etapa do
processo de leitura, à luz das referências da Psicolinguística e da Linguística
Aplicada. (10 pontos)
1 Decodificação:
É a primeira etapa no processo da leitura, por meio da decodificação o leitor
identificará o código e o significado pretendidos no texto.
2 Compreensão:
A compreensão do texto se dá a partir do momento que o leitor consegue absorver
o objetivo do autor. Para tal, é necessário dominar as regras sintáticas e
semânticas da língua usada.
3 Interpretação:
A interpretação é a utilização da capacidade crítica do leitor. Obviamente a
interpretação só será possível uma vez que a compreensão houvera ocorrido.
4 Retenção:
Esta é responsável pelo armazenamento das informações na memória do leitor.
Pode ocorrer a dois níveis. O primeiro é resultado do processo de compreensão, apenas
uma gama de informações guardadas sem o uso da análise. O segundo nível vem do
processo de interpretação, algo muito mais amplo, pois nesse nível além de
estar guardando as informações obtidas pela atual leitura, estarão sendo
julgadas as informações previamente arquivadas na memória do leitor.
2. Cientes de que a leitura não se
limita ao conhecimento sobre o sistema linguístico, mas envolve outros tipos de
conhecimento, diferencie os conhecimentos prévio, linguístico e textual. (10
pontos)
O conhecimento prévio é o que torna possível
compreender um texto. É necessário que o leitor, ao longo de sua vida, tenha
adquirido alguns conhecimentos que possibilitam a interação com o texto.
O conhecimento linguístico é o que está
embutido nos falantes. Esse conhecimento abrange tudo o que o indivíduo sabe
relacionado à língua em si.
O conhecimento textual volta-se aos
saberes e conceitos que o leitor possui referentes ao texto. Envolve o
conhecimento da estrutura formal do texto, a distinção de texto narrativo, descritivo
ou outro, identificar coesão, se as partes da estrutura estão em ordem, entre
outros. Essa competência é fundamental na compreensão do texto.
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