Páginas

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Leitura: Teoria e Prática - Ativ. de Aprend. 2

1. Enumere e explique cada etapa do processo de leitura, à luz das referências da Psicolinguística e da Linguística Aplicada. (10 pontos)

1 Decodificação: É a primeira etapa no processo da leitura, por meio da decodificação o leitor identificará o código e o significado pretendidos no texto.
2 Compreensão: A compreensão do texto se dá a partir do momento que o leitor consegue absorver o objetivo do autor. Para tal, é necessário dominar as regras sintáticas e semânticas da língua usada.
3 Interpretação: A interpretação é a utilização da capacidade crítica do leitor. Obviamente a interpretação só será possível uma vez que a compreensão houvera ocorrido.
4 Retenção: Esta é responsável pelo armazenamento das informações na memória do leitor. Pode ocorrer a dois níveis. O primeiro é resultado do processo de compreensão, apenas uma gama de informações guardadas sem o uso da análise. O segundo nível vem do processo de interpretação, algo muito mais amplo, pois nesse nível além de estar guardando as informações obtidas pela atual leitura, estarão sendo julgadas as informações previamente arquivadas na memória do leitor.

2. Cientes de que a leitura não se limita ao conhecimento sobre o sistema linguístico, mas envolve outros tipos de conhecimento, diferencie os conhecimentos prévio, linguístico e textual. (10 pontos)

O conhecimento prévio é o que torna possível compreender um texto. É necessário que o leitor, ao longo de sua vida, tenha adquirido alguns conhecimentos que possibilitam a interação com o texto.
O conhecimento linguístico é o que está embutido nos falantes. Esse conhecimento abrange tudo o que o indivíduo sabe relacionado à língua em si.
O conhecimento textual volta-se aos saberes e conceitos que o leitor possui referentes ao texto. Envolve o conhecimento da estrutura formal do texto, a distinção de texto narrativo, descritivo ou outro, identificar coesão, se as partes da estrutura estão em ordem, entre outros. Essa competência é fundamental na compreensão do texto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário