1) Cognominado que foi o “Boca do Inferno”, Gregório de Matos não deixou
de ridicularizar pobres ou ricos, fracos ou poderosos, sem escapar das grandes
autoridades da época, que não lhe perdoaram o desaforo. Considerando toda a
extensão de sua obra, na dimensão de quais aspectos está a medida exata do
valor literário da obra desse poeta? E em qual desses aspectos ele mais se
distinguiu? (5,0 pontos)
O sacro, o lírico e o satírico. Mais se distinguiu na sátira.
2) Por certo, como igualmente não podia deixar de ser, pelo menos do
ponto de vista da literatura comparada, há em Gregório de Matos forte
influências de Gongora e Quevedo, dois mestres do barroco espanhol. Com base
nessa assertiva, indique em que a obra poética de Gregório de Matos apresentou
atitudes mais próprias do barroco quevedesco. (5,0 pontos)
Quando mesmo que de forma humorística apresenta em alguns
momentos atitudes que nos mostram uma busca por Deus, uma compreensão de fé e
pecado. Humanizando o sobrenatural, concordando com o Concílio de Trento de que
o homem é pó e o espírito vence a matéria.
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