Páginas

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Estágio Supervisionado II - Ativ. de aprend. 2



1. A partir das leituras decorrentes da Unidade I do Livro didático de nossa disciplina, discuta sobre o funcionamento e inter-relação entre a linguagem verbal, não-verbal e verbo-visual e as implicações para o ensino de língua portuguesa. (5,0 pontos)
As modalidades de comunicação humana possibilitam a interação social de diferentes formas. Na modalidade verbal a forma utilizada é o vocabulário, onde a junção de palavras se faz necessária para a compreensão. Esta modalidade pode ser efetivada tanto por meio da escrita (visual) como da falada (não-visual).
Existem outras formas de se comunicar sem utilizar palavras. Na linguagem não verbal a mensagem é transmitida por símbolos, gestos, imagens, sinais, etc. Basta uma vivência e experiência sobre tais maneiras de transmissão da mensagem. Entende-se, portanto, que é grande o papel do educador o ensino prático e teórico do máximo de modalidades possíveis.
2. Para os PCN (1998, p. 21),
“Todo texto se organiza dentro de determinado gênero em função das intenções comunicativas, como parte das condições de produção dos discursos. As quais geram novos usos sociais que os determinam. Os gêneros são, portanto, determinados historicamente, constituindo forma relativamente estáveis de enunciados, disponíveis na cultura.”
De acordo com a proposta dos PCN e das ideias apresentadas no livro adotado na nossa disciplina sobre o ensino dos gêneros, na sua concepção, qual a importância da prática pedagógica no ensino de leitura e escrita desenvolver-se através da leitura e produção de gêneros textuais? (10,0 pontos)
A importância de um ensino sistematizado no quesito gênero textual é muito grande. Dificilmente um aluno do ensino médio ou até mesmo superior saberá diferenciar dois textos de gêneros distintos. Tais fatos colaboram para o empobrecimento da cultura textual brasileira.