Páginas

segunda-feira, 27 de março de 2017

Esta ou está?


Ultimamente tem sido comum a dúvida entre “esta” e “está”. Vamos esclarecê-la!

Esta é um pronome demonstrativo feminino e é usado para indicar algo no espaço, posicionando um objeto em relação a alguém.

Exemplos:
Esta madeira é ótima para fabricação de móveis.
Sua obrigação é esta.

Lembrando: O “esta” é usado para objetos que estão próximos de quem fala, caso contrário, deve-se usar outros pronomes demonstrativos femininos “essa” ou 
“aquela”.

Está é a flexão do verbo “estar” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. (Eu estou, tu estás, ele/ela está...) ou na segunda pessoa do imperativo afirmativo (está tu). O verbo “estar” indica estado, uma condição.
A sílaba tônica é “ta” e, portanto, é uma palavra oxítona terminada em “a”, o que justifica o acento gráfico.

Exemplos:
Está tu feliz?
Onde você está?
Joana está estudando duas horas por dia.
Por sugerir a posição de um ser ou coisa em algumas pessoas ficam confusas em relação ao pronome “esta”.


Postagem original em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/gramatica/esta-ou-esta.htm

Tópicos Esp. em Ling. (Literatura) - Ativ de Apend. 1

LICENCIATURA PLENA EM LETRAS PORTUGUÊS
BLOG SOPA DE LETRAS PORTUGUÊS
UAB – UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
UESPI – UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

NEAD – NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
1. Segundo Terry Eagleton, “Cultura denotava de início um processo completamente material, que depois metaforicamente transferido para questões do espírito. A palavra, assim, mapeia em seu desdobramento semântico a mudança histórica da própria humanidade da existência rural para a urbana, da criação de porcos a Picasso, do lavrar do solo à divisão do átomo.” Com base nessa passagem e no livro adotado, explique o que é cultura. (5,0 pontos)
Cultura não tem um conceito unificado, mas entende-se por cultura o modo do homem produzir, agir e pensar, resumidamente seu modo de viver. Podemos também considerar que cada grupo tem sua cultura, mas também existe uma cultura individual em cada pessoa.
2. Para compreendermos melhor o conceito de cultura popular é necessário tomarmos conhecimento que ela está relacionada inicialmente à ideia de existência de tradições populares paralelas à produção de cultura erudita. Com base nisso, cite e explique os dois níveis de cultura. (5,0 pontos)
A cultura erudita é relevante para estudos escolares, tida como cultura de elite por englobar apenas uma pequena porcentagem de intelectuais e a cultura de classes sociais mais pobres, tendo menos aceitação no quadro acadêmico pois compõe-se de costumes e tradições nem sempre necessárias para esse fim.
3. A cultura popular quando considerada anônima, caracteriza-se como folclórica. Dessa forma, a cultura popular e o folclore se entrelaçam. Explique a diferença existente entre a cultura popular e o folclore. (5,0 pontos)
A principal diferença é que a cultura popular é dinâmica, podendo diferir ou evoluir, já o folclore é mais estático, conhecido por todos, antigo e de autoria anônima.