Páginas

domingo, 2 de outubro de 2016

O uso da crase (à)



Como saber se devo empregar a crase? Uma dica é substituir a crase por “ao” e o substantivo feminino por um masculino, caso essa preposição seja aceita sem prejuízo de sentido, então com certeza há crase.

Veja alguns exemplos: Fui à farmácia, substituindo o “à” por “ao” ficaria Fui ao supermercado. Logo, o uso da crase está correto.
Outro exemplo: Assisti à peça que está em cartaz, substituindo o “à” por “ao” ficaria Assisti ao jogo de vôlei da seleção brasileira.

É importante lembrar dos casos em que a crase é empregada, obrigatoriamente: nas expressões que indicam horas ou nas locuções à medida que, às vezes, à noite, dentre outras, e ainda na expressão “à moda”.  Veja:
Exemplos:    Sairei às duas horas da tarde.
À medida que o tempo passa, fico mais feliz por você estar no Brasil.
Quero uma pizza à moda italiana.


Importante: A crase não ocorre: antes de palavras masculinas; antes de verbos, de pronomes pessoais, de nomes de cidade que não utilizam o artigo feminino, da palavra casa quando tem significado do próprio lar, da palavra terra quando tem sentido de solo e de expressões com palavras repetidas (dia a dia).

Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/gramatica/crase.htm

Leitura: Teorias e Prática - Ativ. de Aprend. 3

Licenciatura Plena em Letras – Português

1. Como aprendemos nas discussões, além da materialidade linguística, os textos também contam com outros elementos que colaboram para sua compreensão. Um deles é o contexto. Observe o cartaz a seguir e explique o sentido da palavra “detox” neste texto. (10 pontos) 



Como detox é um tipo de suco usado para estimular a limpeza interna no organismo eliminando toxinas, foi empregado esse título de uma forma financeira. Assim, sabendo o significado da palavra detox, de imediato o leitor supõe que será uma forma de ajudar a, como o cartaz informa, equilibrar o orçamento.

2. Leia o texto a seguir: 



Observe a palavra “usuário”. Qual o significado dessa palavra? Qual sentido ela sugere no texto? Como esse sentido é construído? Você se surpreendeu como o texto? O que garante a comicidade e quebra de expectativa no texto? (10 pontos)

O significado original da palavra é “aquele que faz uso”. No texto, essa palavra está se referindo a um leitor. Porém, de início, pressentimos que a palavra se referiria a uma pessoa que usa drogas. Pois em nosso cotidiano é comum a palavra “usuário” ser usada para substituir a expressão “usuário de drogas”. Somente através da leitura completa do texto nos deparamos com o real sentido que o mesmo remete. Por esse motivo, há uma “pitada” de ludicidade com as palavras.